Conceitos básicos da Twitch

O básico

Agora que você sabe como transmitir, vamos ver algumas das melhores práticas para manter seu canal crescendo e sua comunidade feliz.

Personalizando a página do seu canal

A página do seu canal é o lar da sua transmissão e um ponto de encontro para a sua comunidade. Ela também é um reflexo de quem você é como streamer, então faça ela se destacar! É aqui que você pode definir o tom da sua comunidade e exibir a sua personalidade. Do design visual da sua página do canal e os painéis que você definir, até as extensões que você decidir usar, as configurações de moderação do seu chat e as configurações de conta por trás das cenas para elementos como Bits (falaremos mais sobre eles depois) e filtros, sugerimos que você personalize a sua página para torná-la unicamente sua.

Além do reprodutor de vídeo e do chat, a página do seu canal também possui vários painéis que podem ser usados para proporcionar informações sobre você aos espectadores, publicar a sua programação de transmissões e muito mais. Você é quem decide como os painéis serão usados, mas para a sua segurança, lembre-se que é melhor não incluir informações pessoais como o seu nome completo ou endereço.

Faça transmissões no horário marcado - ter consistência é fundamental.

Pesquisamos um pouco, e descobrimos que a maior parte do conteúdo na Twitch é assistido de forma consistente e regular. É da mesma forma que um programa de TV, que você se acostuma a assistir no mesmo horário toda semana. Pode ser muito inconveniente quando o horário do programa muda de repente, sem nenhum aviso.

O que isso significa para você? Realize transmissões em um horário fixo, nem que sejam apenas algumas horas por semana, e as realize com consistência. Não é necessário transmitir no mesmo horário exato todos os dias, é só saber quais horários são melhores para você durante a semana e se dedicar a eles. Não se esqueça de incluir a sua programação na página do canal (e nas suas contas nas mídias sociais!) para que os seus espectadores saibam a hora de se sintonizarem.

"É crucial que os seus espectadores saibam onde e quando te encontrar. Isso os ajuda a criar uma rotina com base nos horários das suas transmissões." - Elegy

"Criar um cronograma é uma das melhores coisas que um streamer pode fazer. Isso permite que os seus espectadores saibam quando esperar a sua presença online, e os incentiva a continuarem voltando nos mesmos horários a cada semana para se encontrarem!" - Bajheera

Deixe os espectadores saberem que você está ao vivo

Quando estiver pronto para transmitir, informe seus espectadores. As notificações são uma maneira importante de criar um relacionamento com seus espectadores e lembrá-los de sintonizar o seu canal.

Ao clicar no botão "Entrar ao vivo", notificações são enviadas aos espectadores no site, para seus dispositivos móveis ou por e-mail. As notificações de entrada ao vivo são "inteligentes", por isso os espectadores só receberão uma notificação no local mais relevante.

notificação ao vivo na web

 

Os espectadores que visitam o seu canal como resultado de uma notificação normalmente são os melhores usuários, participando de chats e animando sua transmissão. Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo suas notificações:

  • Seja criativo – personalize suas mensagens para os espectadores
  • Tente mensagens diferentes sempre que transmitir para ver qual funciona melhor ao longo do tempo – você pode conferir o desempenho em seu painel de controle
  • Lembre os espectadores de seguirem seu canal para que recebam notificações futuras e aumente a sua audiência

Você pode encontrar mais recursos em relação a notificações ao vivo aqui.

Tenha um propósito

Os espectadores acessam a Twitch por vários motivos, e saber do que eles estão atrás pode te ajudar a decidir que tipo de transmissão desenvolver. Listamos abaixo alguns dos temas mais comuns, mas muitos dos canais de maior sucesso contêm uma mistura de dois ou mais desses elementos.

Um jogo específico

Se você adora um certo tipo de jogo ou assunto, se dedique a ele. Os espectadores costumam visitar a Twitch por adorarem um hobby ou jogo específico, e procuram canais que se especializem nesse conteúdo. Você pode ser um desses canais.

Habilidade

Alguns streamers se focam nos detalhes de um jogo, oferecem dicas e truques, e exibem um nível de habilidade que muitos espectadores desejam conquistar. Se você tem domínio sobre um jogo, tente compartilhar algumas informações dos "bastidores" com a audiência, como os seus truques favoritos, e ponha as suas habilidades à prova com transmissões de partidas competitivas.

Entretenimento

Algumas das melhores experiências na Twitch são criadas com base na pura intenção de entreter. Tente conversar com o seu chat sobre qualquer assunto que ache divertido, mesmo que não seja relacionado ao jogo ou hobby que esteja transmitindo. E lembre-se que, como vai estar transmitindo ao vivo, momentos espontâneos fazem parte do show. Aproveite-os ao máximo!

Social

As comunidades de streamers se focam em torno de interesses compartilhados, que são em sua maior parte determinados por você e o que é compartilhado nas transmissões. Mas a Twitch é uma via de dois sentidos. Deixe a comunidade te ajudar a guiar sua transmissão, lembre-se dos nomes dos seus espectadores mais presentes, fale com aqueles que gostam de conversar e aprenda mais sobre eles.